Produtores rurais de Birigui e Penápolis recebem caminhões por meio do Projeto Microbacias II – investimentos ultrapassam R$ 3 milhões

Acesse o video

Os produtores rurais das cidades de Birigui e Penápolis foram beneficiados com entregas de equipamentos viabilizados pelo Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Arnaldo Jardim, entregou caminhões, anunciou a liberação de recursos para recuperação de estradas rurais e fez a entrega simbólica de reformas de Casas da Agricultura (CAs). No total, as Propostas de Negócio, bem como as reformas das CAs e a liberação de recursos, somam um investimento de R$ 3.103.469,08.

Em Birigui, na Cooperativa de Produtores de Leite do Baixo Tietê, Arnaldo Jardim entregou dois caminhões que possuem capacidade para transportar nove mil litros de leite, o que proporcionará melhores condições de comercializar o produto. “Além de dar sanidade, maior qualidade do leite, significa também agregar valor e ganhar poder de negociação de prazo e preço do produto, com acesso ao mercado”, disse Jardim. O secretário aproveitou para anunciar o repasse de R$ 500 mil, por meio do Microbacias II, para a recuperação de estradas rurais do município, e mais R$ 160 mil para a construção de uma ponte que viabilizará o escoamento da produção.

Rodrigo Shoiti Tashiro, presidente da Cooperativa, afirma que “o transporte eliminará o custo do frete, proporcionando maiores ganhos aos produtores cooperados”. O responsável pela CA de Birigui, Fabiano Pantarotto, disse que a CATI teve o papel de motivar os produtores. “Os cooperados estavam receosos em fazer o financiamento da contrapartida. Mas com o apoio e orientação da CATI eles acreditaram no Projeto e, hoje, a Proposta de Negócio apresentada por eles torna-se uma realidade”, disse. “É uma conquista dos produtores que não desistiram do Projeto”, ressaltou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão. O valor dos caminhões soma R$ 316 mil e beneficiará 44 produtores.

O investimento total da Proposta de Negócio da Cooperativa é de R$ 1.081.637,45 e contempla ainda maquinários e equipamentos que serão entregues ao longo do ano. Foram apoiados pelo Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado R$ 756.957,22, com contrapartida de R$ 324.410,24 por parte da Cooperativa. Os cooperados aguardam a aprovação do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para obterem o financiamento.

No município de Penápolis, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado entregou um caminhão-baú de alumínio no valor de R$ 144 mil, que será responsável por agregar valor à produção de hortaliças e frutas para a Associação dos Produtores Rurais de Penápolis. “Por meio do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado temos levado vida nova ao campo, proporcionando melhores condições de produção e transporte”, disse o titular da pasta, lembrando da importância da união dos produtores para o fortalecimento da Associação. No local, Jardim anunciou também o recurso de R$ 500 mil para Penápolis, com o objetivo de recuperar estradas rurais.

Presente na entrega, o coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, destacou que a assistência técnica da CATI tem sido o caminho para o desenvolvimento da agricultura. “Nós visamos ao protagonismo dos produtores para que as ações realizadas sejam perenes”, afirmou.

Rogério Aguiar dos Reis, presidente da Associação, explicou como a aquisição do caminhão beneficiará os associados. “A entrega dos nossos produtos sempre foi feita de forma improvisada. A partir de agora, com o caminhão, conseguiremos unificar as entregas dos nossos produtos”, disse o presidente, ressaltando a relevância do apoio da CATI para a efetiva aquisição dos equipamentos presentes na Proposta de Negócio apresentada, que ainda conta com maquinários e equipamentos que serão entregues ao longo do ano. O investimento total da Proposta é de R$ 591.198,53, sendo apoiados pelo Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado R$ 413.838,97, com contrapartida de R$ 177.359,56 por parte dos associados com recursos do Feap.

Reforma das Casas da Agricultura

Ainda na Associação dos Produtores Rurais de Penápolis, Jardim descerrou as placas que marcaram a entrega das reformas das CAs dos municípios de Barbosa e Santópolis do Aguapeí. Ao todo, foram investidos R$ 270.633,10 nas reformas por meio do Microbacias II, sendo R$ 109.833,10 para Barbosa e R$ 160.800,00 para Santópolis do Aguapeí.

De acordo com Cláudio Baptistella, diretor da CATI Regional Araçatuba, as reformas beneficiam os servidores que trabalham nas CAs, mas sobretudo os agricultores, que terão um ambiente melhor e mais moderno. “A Casa da Agricultura é a porta de entrada da Secretaria de Agricultura e Abastecimento”.

As estruturas foram adaptadas e possuem total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, novos móveis, novas salas com ar-condicionado e melhorias nas cozinhas e nos banheiros. “Isso fará com que o produtor que procura pela Casa da Agricultura seja melhor atendido”, disse Baptistella.